Agricultura Urbana


A agricultura urbana é uma actividade que se desenvolve dentro dos limites das cidades ou em torno destas, competindo por recursos e com vista à satisfação das necessidades da população urbana. As motivações dos agricultores urbanos podem ser diversas e são dependentes do contexto social envolvente. Num cenário sem precedentes na história da humanidade, de urbanização dos espaços e das sociedades, a agricultura pode contribuir significativamente para a segurança alimentar, para a melhoria e diversificação das dietas, para a atenuação de situações de pobreza e consequente integração social e para a melhoria da qualidade de vida e harmonização do ambiente urbano.

A agricultura urbana é muitas vezes praticada em pequenas ou muito pequenas superfícies, em terrenos abandonados ou mesmo em telhados. A produção destina-se, geralmente, ao auto-consumo, troca/oferta e à comercialização dentro de circuitos informais e curtos. Este tipo de agricultura surge como resposta a períodos ou situações de crise económica, de desemprego e sub-emprego, de salários baixos e sistemas de segurança social frágeis ou inexistentes, podendo contribuir para o reforço do rendimento familiar e para a integração social das pessoas pertencentes às franjas mais desfavorecidas da sociedade urbana.

Mas, dado o elevado grau de intensificação desta actividade, a eventual utilização anterior dos solos para outros fins e a proximidade de focos de poluição ou de contaminação, estão associados à agricultura urbana riscos que importa considerar e precaver. Nasce assim a necessidade do desenvolvimento de acções que visem o ordenamento destes espaços e das práticas utilizadas, através da utilização de metodologias e estratégias que promovam a sua sustentabilidade. Com a organização deste Seminário pretende-se trazer à discussão todos estes aspectos, juntando, num só evento, várias organizações, realidades, concepções e projectos em torno da agricultura urbana.